Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Workshop para casais ‘O cultivo da intimidade’

[AGENDA PE] Workshop para casais ‘O cultivo da intimidade’

Ser casal pode ser uma tarefa difícil quando não se tem a tão intimidade que favorece a relação a dois. Vários casais recorrem a terapias para salvar o relacionamento, mas muitas vezes apenas cultivar a intimidade seria a saída para o florir da relação. Para a terapeuta Transpessoal e Coach do Cultivo da Intimidade, Rafaela Abreu, a prática de cultivar é a forma mais certeira de manter a dupla conectada no quesito mente, corpo e alma. Pensando nisso, ela promove no próximo domingo, dia 04/08, no Recife, o WorkShop -‘O Cultivo da Intimidade’.

O encontro é muito mais do que ensinar técnicas potencializadoras da relação íntima do casal. É ampliar a consciência amorosa, dar valor ao tempo de intimidade, valorizar o outro, importar-se, ouvi-lo, partilhar momentos com qualidade. Entre as abordagens do workshop para reflexão estarão: abertura interior e o autocuidado; Amor: Dar e receber no relacionamento; a prática da atenção plena na relação; as linguagens do amor; a rotina e o cultivo da Intimidade; toque sensorial e a sexualidade sagrada.

De acordo com Rafaela, muitos casais acreditam que relacionamentos são como árvores, e por acreditarem que são fortes e autossuficientes, não cuidam e deixam ao acaso do tempo. A rotina e a falta de criatividade são alguns dos fatores que levam à desatenção de um para com o outro, pois o cérebro funciona de forma automática. Com isso, abre espaço para o distanciamento afetivo e emocional; a falta de conexão e intimidade, de entrosamento sexual, levando a desentendimentos, ressentimentos e falta de diálogo.

“Costumo dizer que relacionamentos são como plantinhas, precisam de atenção diária, água, sol, adubo… Com foco na atenção é possível perceber se a planta está recebendo o necessário e se tem pragas a serem exterminadas”, lembra ela. A terapeuta alerta que há diferenças entre as pessoas, cada um aprendeu uma linguagem diferente de amor e vai cultivar à sua maneira. Respeitar e se adequar é uma questão de entrosamento.

“Além da atenção, é preciso lembrar que as pessoas são movidas a afeto, o toque tem função primordial na nutrição emocional, relaxamento e traz bem-estar. É importante sentir-se amado também no corpo. O sexo deve ser um desdobramento da relação deste afeto. É aquele momento de comunhão, de uma comunicação pela via sensorial, mais do que prazer, um momento de brincadeira e descontração. E ele pode servir como um termômetro da relação e também da relação da pessoa consigo mesma.”

Segundo Rafaela, a diminuição da libido pode indicar, por exemplo, o nível de estresse que a pessoa está vivenciando no momento, desta maneira sinalizando necessidade de atenção e cultivo de medidas protetivas desse sujeito, evitando adoecimentos e desgastes da relação amorosa.

“Mas atenção! Antes de cultivar o amor em casal, é necessário prezar pelo amor-próprio. O autocuidado é a chave do negócio. Uma pessoa de bem consigo mesma não projeta suas mazelas e carências nos outros e consegue estabelecer relações saudáveis. Só depois disso será possível a troca e, consequentemente, o equilíbrio. Ser íntimo é ser parceiro, estar junto, é se sentir reconhecido e amado pelo que se é”, destaca a terapeuta.

Workshop – O Cultivo da Intimidade
Quando: 04/08/19(domingo)
Horário: 9h às 17h
Local: Empresarial Santa Luzia, nº 846, sala 101, Casa Forte, Recife- PE
Investimento: R$ 250 ( Casal)

 

Mais informações: (81) 98166-0717

Datas das próximas turmas: 22/09 e 20/10

Leave a comment