Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Trilogia Vermelha, do Coletivo Grão Comum, será exibida neste mês de setembro no Recife e em Jaboatão

[AGENDA PE] Trilogia Vermelha, do Coletivo Grão Comum, será exibida neste mês de setembro no Recife e em Jaboatão

Cena de ‘pa(IDEIA) – pedagogia da libertação’. Foto: Rogério Alves

Trilogia Vermelha celebra aniversário de Paulo Freire com nova temporada no Teatro Arraial e apresentação completa dos espetáculos no Aldeia Yapotan – Mostra de Artes de Jaboatão dos Guararapes.

O Coletivo Grão Comum irá movimentar a cena cultural das cidades do Recife e do Jaboatão dos Guararapes no mês de setembro.

Primeiro, numa curta temporada no Teatro Arraial Ariano Suassuna, celebra o nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921, no bairro de Casa Amarela, com o espetáculo pa(IDEIA) – pedagogia da libertação.

Os atores Daniel Barros e Júnior Aguiar investigam e encarnam o papel do aclamado professor, patrono da educação brasileira, cidadão do mundo, o educador Paulo Freire. Ele é o brasileiro mais premiado e homenageado na história do país, com mais de quarenta títulos conquistados aqui e no mundo, dentre os quais o de Doutor Honoris Causa, o de Pesquisador Emérito, o de Professor Emérito e de Professor Distinguindo. Sua relevância como personagem histórico é o centro do nosso debate que desejamos estabelecer com a plateia. Freire continua sendo um visionário ao propor uma pedagogia crítica, ancorada no diálogo entre os educandos e os educadores, onde todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo. Ele é o autor dos clássicos “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Autonomia”, e suas obras foram traduzidas para mais de 30 países.

Na sequência, pela primeira vez, todos os espetáculos da Trilogia Vermelha serão apresentados num mesmo festival, a Mostra de Artes Aldeia Yapoatan, organizada pelo Sesc de Piedade. A Trilogia ocupará o antigo Mercado Público de Jaboatão, hoje transformada na Casa da Cultura e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ambos localizados no centro da cidade e com grande apelo arquitetônico.

No dia 23, celebrando os 80 anos do cineasta baiano Glauber Rocha, será apresentado h(EU)stória – o tempo em transe, com Júnior Aguiar e Márcio Fechar (premiado em Cannes com o filme Bacurau). O espetáculo fala da luta permanente do que é fazer arte no Brasil e repensa o valor do cinema nacional como arma de resistência para a construção de uma verdadeira e genuína democracia brasileira. O espetáculo reconstitui o aclamado movimento Cinema Novo e relembra clássicos como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe” e restabelece a relação afetiva que o cineasta viveu na correspondência de cartas com o poeta Jomard Muniz de Brito e o ex-governador Miguel Arraes.

No dia 24, é a vez de falar novamente de educação, de promover a defesa das ideias progressistas que encarnam o desejo de transformação do mundo através da conscientização e da mobilização social propostas por Paulo Freire no espetáculo pa(IDEIA) – pedagogia da libertação.

No dia 28, fechando o ciclo dos nordestinos, será apresentada a história da vida do arcebispo de Olinda e Recife D. Helder Câmara e as terríveis lembranças dos 50 anos do assassinato do Padre Henrique – seu assessor – vítima de sequestro e tortura para dar o recado cruel que o bispo fosse silenciado na sua luta incansável pela defesa dos Direitos Humanos e contra toda forma arbitrária de violência e ditaduras. O espetáculo terá a participação especial dos músicos Felipe e Fábio Negrone tocando ao vivo a bela trilha sonora. No elenco, Daniel Barros, Júnior Aguiar e Marcio Fecher.

SERVIÇO
Curta temporada pa(IDEIA) – pedagogia da libertação
Quando – 20 e 21 de setembro
Onde – Teatro Arraial Ariano Suassuna
Horário – 20h
Quanto – R$ 30,00 (inteira) e R$-15,00 (meia)
Informações – 9.8595.5685

Programação da Trilogia Vermelha no Aldeia Yapoatan (Mostra de Artes de Jaboatão dos Guararapes)

h(EU)stória – o tempo em transe
23/09 (segunda feira) às 15h30
Casa da Cultura / Praça Nossa Sra. do Rosário, 670 – Centro, Jaboatão dos Guararapes
Entrada gratuita

pa(IDEIA) – pedagogia da Libertação
24/09 (terça feira) às 15h30
Casa da Cultura / Praça Nossa Sra. do Rosário, 670 – Centro, Jaboatão dos Guararapes
Entrada gratuita

pro(FÉ)ta – O bispo do povo
28/09 (sábado) às 18h
Igreja Nossa Senhora do Rosário, endereço: Av. Barão de Lucena – Centro, Jaboatão dos Guararapes

MAIS INFORMAÇÕES
(81) 9.8595.5685

Leave a comment