Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Retiro ‘Despertando o colorido da vida’, de 21 a 26/2, em Chã Grande

[AGENDA PE] Retiro ‘Despertando o colorido da vida’, de 21 a 26/2, em Chã Grande

A Senda de Lótus realiza, durante o Carnaval de 2020,  o Retiro ‘Despertando o colorido da vida’, entre os dias 21 e 26 de fevereiro, no Espaço Tempo Xammayar, em Chã Grande/PE.

Durante os seis dias do retiro, os participantes experimentarão novos aprendizados, através de momentos de silêncio e contemplação, Meditação Mindfulness, aulas de Yoga, Arteterapia, roda na fogueira e vivências para o corpo e a mente. O evento é aberto a todos que queiram verdadeiramente participar.

“A verdadeira alegria é uma das energias mais poderosas do Universo, capaz de grandes transformações, curas e felicidade genuína. Como seria, tirar as máscaras que carregamos no dia a dia, e deixar brilhar quem verdadeiramente somos? Nesse retiro vamos despertar a alegria de viver, porque felicidade é o estado natural do Ser. Para isso, vamos aprender e praticar conhecimentos milenares, comprovados cientificamente capazes de deixar a vida mais leve, flexível e feliz. A nossa proposta é que você pare, olhe para dentro, encontre um pouco de paz, e aprenda sobre sua mente, seus processos emocionais, e acesse seu estado de equilíbrio, bem estar, saúde e harmonia”, declaram os organizadores do retiro.

“É muito importante destacar nossa sincera intenção de viver a experiência de imersão, isso significa sair do padrão habitual de rotina, e se predispor a olhar a vida por outro ângulo, em outro ritmo, e assim cultivar estados mentais diferenciados de paz e tranquilidade.”

O retiro acontecerá no Espaço Tempo Xammayar, em Chã Grande, um local privilegiado em Pernambuco, que recebe eventos ligados à cura do Ser, em meio à natureza da serra, e que traz todas as condições para a imersão acontecer em toda sua profundidade. A hospedagem é simples em quartos coletivos, com uso consciente da água no local.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (21/02)
16h: Check in – Livre
18h:Jantar de boas-vindas
19h às 21:30 Atividade Surpresa
22h: Recolhimento

Sábado (22/02)
06h: Meditação do amanhecer
07h: Yoga Integral
08h: Café da manhã
09h30: Meditação ativa
10h30: Lanche
11h às 12h: Meditação Mindfulness
12h Almoço
13h Livre
14:30h às 16:30h Arte Terapia
17h: Yoga Integral
18:30h Jantar
19:30 às 21hs: Roda de Cura
22h: Recolhimento

Domingo (23/02)
06h: Meditação do amanhecer
07h: Yoga Integral
08h: Café da manhã
09h30: Meditação ativa
10h30: Lanche
11h às 12h: Meditação Mindfulness
12h Almoço
13h Livre
14:30h às 16:30hs: Meditação das Emoções
17h: Yoga Integral
18:30h Jantar
19:30 às 21hs: Roda de Cura
22h: Recolhimento

Segunda (24/02)
06h: Meditação do amanhecer
07h: Yoga Integral
08h: Café da manhã
09h30: Meditação ativa
10h30: Lanche
11h às 12h: Meditação Mindfulness
12h Almoço
13h Livre
14:30h às 16:30hs: Atividade surpresa
17h: Yoga Integral
18:30h Jantar
19:30 às 21hs: Roda de Cura
22h: Recolhimento

Terça (25/02)
06h: Meditação do amanhecer
07h: Yoga Integral (prática de corpo)
08h: Café da manhã
09h30: Meditação ativa em contato com a natureza
10h30: Lanche
11h às 12h: Meditação Mindfulness
12h Almoço
13h Livre
14:30h às 16:30hs: Arte Terapia
17h: Yoga Integral
18:30h Jantar
19:30 às 21hs: Atividade Surpresa
22h: Recolhimento

Quarta (26/02)
06h: Meditação do amanhecer
07h: Yoga Integral (prática de corpo)
08h: Café da manhã
09h: Atividade Surpresa
10:30h: Meditação de retorno
11:30h: Almoço
12h: Check out

PRÁTICAS E TERAPIAS OFERECIDAS
MINDFULNESS: É uma técnica usada para estarmos presentes de corpo e mente.
No mundo frenético em que vivemos é comum estarmos a maior parte do tempo no piloto automático. O corpo está em um lugar e a cabeça em outro. Assim, a mente está o tempo todo, julgando, ou comparando, como estamos e como deveríamos estar. Isso tudo é uma grande fonte de sofrimento. Contudo, Mindfulness é o oposto desse estado. Por isso, a prática treina estar intencionalmente no presente, numa atitude gentil, sem julgamento e com aceitação, ensinando a desenvolver o foco, a presença e a inteligência emocional. Isso pode trazer benefícios como redução de estresse e ansiedade, redução de dores crônicas, regulação emocional, bem-estar, melhora nos relacionamentos interpessoais, além de modificações cerebrais (neuro plasticidade), aumento de memória, foco, atenção, concentração, e isso reflete na melhora do desempenho nas atividades profissionais, redução do envelhecimento cerebral, ajudando a viver com mais qualidade e harmonia.

EXPERIÊNCIA SOMÁTICA: Uma das mais elegantes técnicas de terapia corporal breve, baseada no que existe de mais moderno sobre o conhecimento do cérebro humano e das Neurociências. A Experiência Somática consegue resultados eficazes evitando os labirintos do discurso e do pensamento lógico e acessando diretamente os sintomas corporais de desconforto que acompanham os conflitos e dilemas da vida moderna. Ela funciona bem até mesmo com memórias de experiências vividas antes da aquisição da linguagem (na vida uterina), cujas terapias verbais ou interpretativas dificilmente alcançam com a mesma efetividade.

YOGA INTEGRAL: “Yoga é um método sistemático de autoaperfeiçoamento através da expressão das capacidades latentes do Ser.” Como disse Sri Aurobindo nas palavras acima, yoga é um caminho para encontrar aquilo que já reside no mais íntimo de cada um. O Yoga Integral vê o ser humano não como o ápice da evolução das espécies, mas um ser de transição que caminha para manifestar uma consciência mais ampla e profunda e expressar gradativamente a vontade divina na Terra.
Seu método é includente, permitindo portanto o uso de diversos sistemas de ferramentas, incluindo as clássicas posturas, exercícios de respiração e controle da energia, gestos (mudras), sons (mantras) tanto quanto as artes do modo como conhecemos. No fim de uma prática devemos nos sentir mais integrados, tranquilos e em paz, mais capazes de viver e realizar.

ARTETERAPIA: As artes, como toda expressão não verbal, favorecem a exploração, expressão e comunicação de aspectos dos quais não somos conscientes. Neste sentido, o trabalho com as emoções através da Arteterapia melhora a qualidade das relações humanas porque se centra no fator emocional, essencial em todo ser humano, nos ajudando a ser mais conscientes de aspectos obscuros, e facilitando deste modo o desenvolvimento da pessoa.

PROFISSIONAIS
PAULA YADAV – Idealizadora do Senda de Lotus, Instrutora de Mindfulness graduada pelo Instituto de Ciência Contemplativa, praticante de meditação e Yoga desde criança, que tentando entender os conflitos existenciais, e os questionamentos mais profundos que permeiam a mente, buscou através de varias formações, e experimentos da vida, encontrar o equilíbrio entre o ser e o existir. Sejam nos conceitos culturais, sociais, familiares, profissionais ou pessoais.
Sua trajetória teve inicio na Índia onde morou ate os 15 anos, com a família de origem Paterna.
Ao retornar ao Brasil buscou por si mesma os caminhos da autorrealização, Graduada em Filosofia (UFRJ)
Mestre em Filosofia da mente e Ciências Cognitivas (Emory University U.S.A), Graduada em Fisioterapia (UFPE)
Mestre em Fisiologia e Neurociência Comportamental pela UFPE.
Não satisfeita, buscou ainda através da Medicina Ayurvédica , Medicina Chinesa, Reiki, Física Quântica, EFT, Thethahealing, Constelação Sistêmica e Familiar, Apometria entre outros caminhos de autoconhecimento e Escolas de Mistérios;

ALEXANDRE PEIXOTO E SILVA – Sócio fundador do Senda de Lotus, graduado em Direito (Unicap); Especialista em gestão ambiental (UPE); Exerceu a profissão de advogado por mais de uma década, quando a vida lhe trouxe de presente uma grande transformação do que ele achava que era e, desde então, trilha um caminho de autoconhecimento, passando por diversas vivências e retiros, com professores de várias partes do mundo, e uma série de formações, o que o habilitou para o trabalho de terapeuta.

DIEGO MELLO – Idealizador do Plenitude Yoga; Pratica Yoga conscientemente desde 2008 e é instrutor desde 2012. Hoje se dedica especialmente ao estudo do Yoga sutras, Bhagavad Gita, e ao Yoga integral de Sri Aurobindo. Concluiu dois cursos de formação de instrutores de yoga e trabalhou praticando Yoga com crianças de todas as idades por cerca de seis anos, além de ter passeado por alguns caminhos do Yoga e do autoconhecimento. Admira profundamente o trabalho de Lama Padma Samten, por meio do CEEB, e segue aprendendo, se descobrindo e se aperfeiçoando.

JANAÍNA RODRIGUES – Sócia fundadora do Borboleta Azul, artista plástica, terapeuta holística, acupunturista e graduanda em Psicologia. Desde a infância encontrou na arte uma forma de conexão com a Essência. Através da sua busca, do autoconhecimento, dos cursos que realizou e das vivências terapêuticas descobriu que o ato de desenhar, pintar e construir seriam uma forma de expressar sentimentos difíceis de serem verbalizados, importantes no auxílio a organização de pensamentos e sentimentos, equilibrando corpo, mente e espirito.

INVESTIMENTO
Valor promocional: R$ 800,00 (as primeiras 8 vagas)

Obs.: Inclui hospedagem em quartos compartilhados (4 pessoas), refeições vegetarianas (desde o jantar do dia 21/2 até o almoço do dia 26/2) e a participação em todas as atividades apresentadas.

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/seEQHgVoVskBeAXS6

MAIS INFORMAÇÕES
(81) 98235.5618 (Fone/Zap)

Leave a comment