Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] ‘Oficina Subversões Fotoquímicas’ de 14 a 16/11, no Recife

[AGENDA PE] ‘Oficina Subversões Fotoquímicas’ de 14 a 16/11, no Recife

A Maumau Galeria, no Recife, recebe, nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2018, a dupla de cineastas DISTRUKTUR/Alemanha, Melissa Dullius e Gustavo Jahn, que conduzirão a Oficina Subversões Fotoquímicas, formação inédita no Nordeste, focando em processos analógicos do cinema e revelação de película.

Na primeira parte do curso intensivo e predominantemente prático os participantes irão filmar, revelar e projetar imagens em 16mm utilizando o filme positivo colorido 16mm. Subvertendo o modo de usar indicado pelos fabricantes da película e das soluções químicas, a oficina apresenta uma resistência contra a obsolescência do cinema analógico, apresentando meios de continuar desenvolvendo a imagem em 16mm como técnica e linguagem artística. Depois de concluídas filmagem e revelação, o grupo criará uma peça coletiva que será projetada no final da oficina.

“Além de selecionar e organizar as imagens filmadas, também poderemos modificar algumas. O foco da oficina é a criação de uma peça coletiva em um processo ao longo do qual os/as participantes façam com as próprias mãos todo o processo de criação da imagem em movimento positiva em 16mm”, declaram os facilitadores.

A oficina tem duração de três tardes (12 horas no total) e está limitada a um grupo de no mínimo 5 e no máximo 10 pessoas. Não é necessário ter experiência prévia com técnicas analógicas de fotografia e filme.

No encontro que encerra o curso (na noite do sábado 17/11, no Cine Cão, participação facultativa) o filme será projetado para o público, junto com outros trabalhos da dupla Distruktur.

Exemplo de filme realizado nessa técnica: https://vimeo.com/237720710

Gustavo Jahn e Melissa Dullius, da Distruktur. Foto: John MacDougall

PROFESSORES
Melissa Dullius (Porto Alegre, 1981) e Gustavo Jahn (Florianópolis, 1980).
Vivem e trabalham em Berlim desde 2006. Juntos formam Distruktur.

Movendo-se através das fronteiras entre arte e cinema, experimental e narrativo, fotografia e imagem em movimento, exploram em seus trabalhos diferentes níveis da experiência sensorial e intelectual. Desestabilizam as noções do real e do imaginário ao mesmo tempo em que fundem as camadas de passado, presente e futuro. Deslocamento e transposição acontecem aqui como estratégias para produzir transformações, e as narrativas instáveis a que dão vazão sugerem que há muitas outras maneiras de comunicação além das normalmente conhecidas. Combinando ficção com arquivo pessoal, os trabalhos da dupla fazem abrir um baú pessoal e coletivo, onde se encontram e reorganizam fantasticamente símbolos de diversas eras e lugares, denotando as veias profundas que unem os indivíduos e as culturas que os formam.

Começaram a fazer filmes em Porto Alegre no ano 2000, primeiro em Super 8 e depois em 16mm. Depois de mudarem-se para Berlim, juntam-se ao grupo fundador do coletivo LaborBerlin e.V. e passam incorporar práticas experimentais de filmagem e revelação analógicas ao seu processo criativo. Além de conceber e produzir imagens em movimento também trabalham como atores, músicos e técnicos de laboratório de cinema, realizando grande parte da pós-produção dos seus filmes.
Seus trabalhos tomam forma como filmes, instalações, filmesperformance, fotografias, textos e impressos.

Nos últimos anos participaram de festivais como Berlinale, Torino Film Festival, Mostra Internacional de Cinema de SP, Videobrasil, Melbourne IFF, e em instituições de arte como Berlinische Galerie, Contemporary Art Centre Vilnius, CCBB-Rio, Paço das Artes-SP e SESC, onde participam da exposição coletiva Via Aérea, em cartaz até 2 de dezembro desse ano.

SERVIÇO
Oficina Subversões Fotoquímicas
Professores: Gustavo Jahn & Melissa Dullius (Distruktur)
Data: 14 a 16 de novembro de 2018 – quarta a sexta  (+ encontro final (facultativo) na noite de sábado, 17/11, no Cinecão, a partir das 19h)
Horário: 13h às 17h
Investimento: R$ 750,00* (inclui taxa de materiais: filme 16mm e químicos)
*divide em até 2x no cartão

Obs.: Será oferecida uma (01) bolsa integral para alunx de baixa renda. (Enviar o porque se encaixa nesse perfil e qual a vivência que tem no cinema experimental e de resistência.)

Mais informações e inscrições:
galeriamaumau@gmail.com
81 99556 0741 (Lia Letícia)

Leave a comment