Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Obra autobiográfica de Geraldo Maia estreia no Recife

[AGENDA PE] Obra autobiográfica de Geraldo Maia estreia no Recife

O Coletivo Grão Comum estreia oficialmente seu novo espetáculo, um solo de Júnior Aguiar, numa codireção com Asaías Rodrigues, celebrando os 60 anos de vida e 40 anos de carreira do consagrado músico e compositor pernambucano Geraldo Maia. O espetáculo Breu estreia dia 26 de julho, às 20h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna (com o relançamento do livro autografado pelo autor), e cumpre curta temporada com mais três apresentações nos dias 27 de julho e 2 e 3 de agosto de 2019.

A encenação está ancorada na força poética e no poder simbólico que as palavras do autor Geraldo Maia emanam, transmitem e encarnam através das memórias de sua vida, compreendidas nesta narrativa entre os cinco anos de idade e o final de sua adolescência. O texto é uma sinuosa prosa poética autobiográfica que narra a dor da morte da mãe diante no filho na infância; recordações familiares revelando catarses, conflitos e afetos reprimidos; a descoberta da homoafetividade, através da sedução/violação, por um jovem mais velho e a libertação de não carregar a culpa e o arrependimento impostos pela igreja.

Para o escritor Raimundo de Moraes, “além da primeira impressão de serem fragmentos de uma autobiografia, reconhecemos, no fundo, existir um auto de fé e de libertação” e que “a boa literatura não pode ser feita com embustes e que no alicerce de uma obra de arte deve existir uma força que ultrapassa classificações”. O imenso sucesso do livro é atestado na calorosa recepção crítica que recebeu atestando ser “impossível parar de ler”, que tratava de “um livro inesquecível”, “uma pequena obra-prima”, “uma peça de literatura tão convulsiva com narrativa tão sóbria quanto expressiva”, que a história apresentada “é um mergulho de cabeça nos abismos obscuros da mente humana”. Para a roteirista e escritora Adriana Falcão Breu “é um grito de dor, de raiva, de alívio, de socorro, de medo, e, principalmente, de coragem. Na verdade, é um grito de amor”.

O espetáculo é estruturado em quinze ciclos dramatúgicos: “Eu e minha mãe”; “A escola”; “A morte da mãe”; “Ritos fúnebres com caixas de fósforos”; “Reencontrando a mãe”; “Melquiades”; “De volta as exéquias”; “Ir a missa”; “A família”; “Eu e Melquiades”; “A ira santa”; “A arquitetura do crime perfeito”; “A masturbação”; “A crítica a igreja católica” e “Oração Final”. Através destas unidades textuais/performáticas, a peça desenha sua forma na consciência do público e percorre vertiginosamente o coração de cada espectador. E, ao final, “nos sentimos tão herois quanto Geraldo e ficamos honrados”. O espetáculo celebra a “divina mãe”, tudo que ela representa na vida que nos gera e na emoção de sua morte ao nos fazer constatar que toda mãe é “o fogo primeiro de tudo o que existe, que vem da terra e vem do céu abençoar as raízes do nosso chão, sopro de vida em tudo que nasce, que dá a vida, cura as feridas e abre a visão.

O monólogo aborda temas relevantes e universais, como: luto; a busca do EU; o amor materno incondicional; o peso de sentir-se culpado/condenado “ao fogo do inferno”; a questão da inadequação social e a reflexão de como lidar com nossas sombras; como enfrentar os dogmas impostos pela religião, como reagir e como se posicionar sobre a questão da homoafetividade numa sociedade imensamente machista e homofóbica; como abordar o tema da sexualidade sem preconceitos e abrindo vozes para a discussão do tema que merece nosso pleno acolhimento; como abordar a delicada e perturbadora questão do abuso sexual; como dar voz e como encontrar forças para expor as nossas feridas mais profundas em busca de cura e de libertação.

Por fim, Breu é o novo ciclo de pesquisa e experimentação na carreira do ator Júnior Aguiar, após a conclusão da sua última pesquisa – premiada e celebrada – que abordou e (res)significou a vida e obra de três aclamados nordestinos: o cineasta baiano Glauber Rocha, o educador pernambucano Paulo Freire e o bispo cearense Dom Helder Camara.

ESTREIA do espetáculo BREU + RELANÇAMENTO do Livro BREU + Curta Temporada
Quando – 26 e 27 de julho / 02 e 03 de agosto de 2019
Onde – Teatro Arraial Ariano Suassuna
Horário – 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) [ a venda na bilheteria do Teatro (duas horas antes)]
Classificação: 16 anos

Mais informações: 9.8595.5685

Leave a comment