Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Imersão em Palhaçaria, com Andrea Macera, dias 17, 18 e 19 de agosto em Chã Grande/PE

[AGENDA PE] Imersão em Palhaçaria, com Andrea Macera, dias 17, 18 e 19 de agosto em Chã Grande/PE

A palhaça e atriz paulistana Andrea Macera (palhaça Mafalda Mafalda) facilita nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2018 o segundo módulo da Imersão em Palhaçaria, voltada para pessoas interessadas em aprofundar habilidades nesta arte. O encontro será realizado no Espaço Tempo Xammaiar, em Chã Grande, a 80 km do Recife.

O primeiro módulo da Imersão aconteceu em março de 2018, no Espaço Tempo Xammaiar. Fotos: Pdro Melo

Andrea Macera esteve em Pernambuco em março de 2018, quando comandou o primeiro módulo da Imersão. “Na etapa inicial, trabalhamos os fundamentos da presença do palhaço. Em agosto, vamos dar continuidade ao processo de construção e aprimoramento da figura cômica de cada participante inscrito, a partir da vivência do picadeiro”, explica a atriz/palhaça.

Na tradição do circo, picadeiro é o lugar onde os artistas se apresentam. No método de ensino, o exercício de picadeiro é a experiência de estar presente e de se comunicar. “Para os principiantes, essa prática é voltada à capacidade da pessoa – que ainda não tem uma figura de palhaço constituída – estar presente diante do público. Em um segundo momento, com a figura levemente consolidada, o picadeiro serve para aprofundar esse desenvolvimento criativo. Propomos diferentes situações para potencializar o palhaço que está sendo construído”, diz Andrea.

Andrea Macera é atriz desde 1986 e palhaça há mais de vinte anos. Desenvolveu grande parte dos estudos junto ao Grupo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp-SP) e com a mestra-clown canadense Sue Morrison. Ela é a idealizadora da Escola de Palhaças, curso de formação específico para mulheres, e do Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, que chega à 4ª edição em novembro de 2018. Andrea dá vida à palhaça Mafalda Mafalda, protagonista dos espetáculos “A Julieta e O Romeu” e “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, entre outros.

O interesse no ofício profissional de palhaço cresceu nos últimos anos com o aumento das possibilidades de atuação desses artistas sobretudo nas áreas de educação e saúde. Dois dos participantes do primeiro módulo da Imersão com Andrea Macera foram selecionados para integrar o elenco da ONG Doutores da Alegria. A entidade atua profissionalmente nos principais hospitais da rede pública de Recife desde 2003.

A produção local dos dois módulos da Imersão em Palhaçaria é realizada pela atriz e palhaça Lívia Falcão, da Duas Companhias. Ela desenvolve um trabalho continuado para promover a formação de pessoas na arte do palhaço em Pernambuco.

SERVIÇO
Imersão em Palhaçaria – módulo II
Data: 17, 18 e 19 de agosto de 2018
Local: Espaço Tempo Xammaiar, Chã Grande, Pernambuco
Público-alvo: Palhaças, palhaços e pessoas com alguma experiência em Palhaçaria
Valor: R$ 620,00 (inclui hospedagem e alimentação vegana) / R$ 530,00 (sem hospedagem)

Ficha de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/15PZZ6F_qX4CgrdnRBB0A4OgAUgG-3XgvW8Bt8KOmfOA/viewform?edit_requested=true

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/196225511011088/?ti=icl.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
(81) 9.9986-3170
casulope@gmail.com

Leave a comment