Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Grupo ‘Em busca do masculino profundo’, a partir de 13/9, no Recife

[AGENDA PE] Grupo ‘Em busca do masculino profundo’, a partir de 13/9, no Recife

As terapeutas Fabiana Carvalho e Mônica Rangel conduzem, a partir do dia 13 de setembro de 2018, no Recife, o Grupo ‘Em busca do masculino profundo – além do herói e do patriarca’. Serão seis encontros, voltados tanto para homens, como para mulheres.

“Como diferentes pessoas concebem o significado do masculino em suas vidas? De que forma essas concepções apontam para os diferentes tipos de comportamento em sociedade? O sentido do ser masculino está em constante formação e interação com sua força feminina complementar, apontando para a necessidade de um equilíbrio dinâmico entre essas duas esferas. Nesse ciclo de 6 encontros, nosso trabalho irá propor um aprofundamento do que seria o masculino em cada um(a) de nós através de um conjunto de significados antropológicos e arquetípicos, seus possíveis papéis e os fluxos criativos que eles podem nos levar, trazendo à tona as imagens internas que permeiam nossas ações, disponíveis de formas consciente e inconsciente”, explicam as facilitadoras.

Para entrar em contato com esses diferentes significados da energia masculina que habita homens e mulheres, em vez de trazer conceitos prontos, a metodologia contará com contos e histórias sobre a temática, permitindo de forma fluida que seus sentidos sejam acessados por cada pessoa em trocas e partilhas com o grupo. “Os contos, os mitos e as histórias, sobretudo quando lidos e acessados coletivamente, proporcionam uma compreensão que aguça a captação das inspirações deixadas, mostrando que os caminhos a serem percorridos ainda não estão definidos e essas aberturas conduzem na direção do nosso próprio conhecimento. Esse movimento objetiva ampliar interpretações padronizadas sobre o que seria a força masculina em nossa sociedade, indo além de atribuições apenas heróicas, bravis e patriarcais, para incluir posturas generosas, compassiva, flexíveis e sábias.”

Além das leituras em grupo, a metodologia utilizada nos encontros abarcará práticas de SoulCollage®, método intuitivo e criativo de construção de colagens a partir de imagens presentes no inconsciente. Associado ao SoulCollage®, serão conduzidas práticas de meditação, o que trará momentos de silêncio e cultivo do discernimento para a familiarização com os mundos interno e externo, revelando a poesia de cada um(a), onde a inspiração pela arte e criatividade possam abrir falas e escutas com sensações, pensamentos, sentimentos e intuições, revelando o inimaginável.

“Se os sentidos de masculino e feminino são em grande medida construídos socialmente, para compreendermos os simbolismos e as formas em que essas categorias aparecem em nossas vidas, vamos abrir espaços para dialogar com liberdade, respeito e compaixão”, declaram as terapeutas.

FACILITADORAS
Fabiana Carvalho
Programadora Visual (UFPE), Especialista em Terapia Floral (FACIS, São Paulo), Especialista em Psicologia Junguiana (IDE – Recife), Facilitadora de SoulCollage®, Facilitadora de grupos de mulheres abordando Contos de Fadas baseados no livro Mulheres que correm com os lobos.

Mônica Pedrosa Rangel
Fundadora e responsável pelos projetos da Holos, Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – Brasil), Mestra em Antropologia Social pela London School of Economics (LSE – Inglaterra), Instrutora de Mindfulness Integral pelo Instituto Ciência Contemplativa (em conclusão) e aluna de Especialização em Psicologia Junguiana pelo IDE Recife.

Grupo ‘Em busca do masculino profundo – além do herói e do patriarca’
Início: 13 de setembro de 2018 (serão seis encontros, sempre nas quintas-feiras)
Hora:  19h30 às 21h30
Local: Holos Espaços de Compaixão – Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela, Recife/PE.
Investimento: R$ 480,00 (pode ser dividido em 2x)

Inscrições e mais informações:
(81) 99459.2313 | 99606.7674

 

Leave a comment