Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Formação Profissional de Mindfulness tem início no dia 13 de julho

[AGENDA PE] Formação Profissional de Mindfulness tem início no dia 13 de julho

O Instituto Atentamente realiza de 13 a 21 de julho de 2019, o primeiro módulo da Formação Profissional de Mindfulness, que tem como objetivo formar profissionais com competências técnicas e pessoais na prática e na instrução de Mindfulness em grupos.

O curso acontecerá no formato de retiros de imersão, sendo três módulos, cada um com duração de nove dias, além de atividades intermódulos.

“Mindfulness é recordar a mente de seu foco de atenção com atitude intencional. Sempre envolve Atenção, Intenção e Atitude. Meditação Mindfulness é entendida como uma prática intencional de estar no aqui e agora, deixando julgamentos que surgem. Mindfulness também é trazer à mente memórias e imaginações que aquecem o coração e cultivam a bondade amorosa, compaixão, temperança. Exercita a aceitação e o compromisso”, explica Júlio Lins, coordenador e professor da Formação.

De acordo com Júlio, estudos controlados apontam para a eficácia de Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) numa série de benefícios: Redução do estresse e da ansiedade, na insônia, no aumento da imunidade e na prevenção de recaídas em episódios de depressão.

ATENTAMENTE – O Programa Atentamente desenvolve um conjunto de métodos terapêuticos com base em mindfulness. Foi organizado pelo Prof. Julio Lins entre 2004 e 2011 com a colaboração de mestres contemplativos, psicólogos e filósofos. Desde 2011 vem atuando com sucesso no serviço público de saúde e na universidade. Em 2015, o estudo: “Transformações pessoais e interpessoais com práticas meditativas no SUS: Estudo de caso do programa Atentamente” foi apresentado como dissertação de mestrado, consolidando os métodos enquanto prática e formação.

PÚBLICO-ALVO DA FORMAÇÃO
Profissionais com diploma de graduação com pelo menos seis meses de prática de mindfulness ou outras práticas meditativas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA FORMAÇÃO

MÓDULO FUNDAMENTAL
A ênfase do primeiro módulo é na vivência de mindfulness na prática formal e informal. Reflexões a partir de vivências serão propostas no intuito de aprofundar a compreensão teórico- vivencial.

1. Razões para iniciar a prática de mindfulness (Que assuntos abordar para convidar e inspirar as pessoas a praticarem). Higiene mental, esclarecendo mitos, “reatividade vs liberdade”.
2. Treinamento vivencial nas práticas de mindfulness no: Respirar , sentir, pensar, ouvir , comer, andar, movimento, díades, bondade-amorosa, investigação.
3. Mecanismos de mindfulness I: Aceitação e Compromisso Os três axiomas centrais: Intenção, Atenção e Atitude. O paradoxo da mudança.
4. Atitudes facilitadoras centradas na pessoa I: Empatia, Consideração e Coerência nas relações de ajuda.
5. As cinco qualidades Atentamente: Atenção, escolha, gentileza, relação e presença.

MÓDULO INTERMEDIÁRIO
O enfoque é saber como organizar e facilitar grupos atentamente. Aprofundar no desenvolvimento pessoal dos instrutores em formação ensinando-os o treinamento da mente com meditações de cultivo de valores e virtudes.

1. Condução das práticas de mindfulness: Melhores práticas na divulgação e organização, facilitação de grupo.
2. Atitudes Facilitadoras Centradas na Pessoa II : Entrevista motivacional e aprimoramento.
3. Treinamento da mente: 4 virtudes cardinais (Prudência, Temperança, Fortaleza e Justiça); 4 incomensuráveis (Amor, Compaixão, Regozijo e Equanimidade), Tonglen.
4. Estudo da cognição: Fatores mentais benéficos e maléficos; metacognição e amadurecimento; modelos mentais.
5. Mecanismos de Mindfulness 2 (Transformação de situação perceptiva) Processos terapêuticos de mindfulness: desidentificar (deixar ir); encarar o difícil (indagação); foco no presente (corporificação); ampliar o contexto (mudança de atitude); Tranquilidade diante do desconhecido.
6. Antropologia I: Dádivas nos processos de cura.
7. Salutogênese e Logoterapia: busca de sentido para a vida.

MÓDULO AVANÇADO
A ênfase do módulo avançado é na supervisão dos casos específicos trazidos pelos participantes. O aprofundamento na facilitação de processos de transformação pessoal será enriquecido pelo estudo filosófico e vivencial de práticas contemplativas tradicionais.

1. Aprofundamento na supervisão com compreensão de casos
individuais trazidos pelos participantes.
2. Mecanismos de atuação de mindfulness 3: Neurofenomenologia da percepção, estudo da mente-corpórea e da cognição estendida.
3. Aplicações em situações específicas: Ansiedade, Síndrome do
Pânico, Depressão, Insônia, dor física e sofrimento existencial.
4. Espiritualidade e religiosidade: Metanarrativa do herói e individuação. Meditação cristã: O abandono à divina providência e as virtudes teologais (fé, esperança, caridade); Meditação budista: A união do calmo permanecer e da compreensão especial. O reconhecimento da natureza da mente e a iluminação.
5. Filosofia da Liberdade: A ação genuína e o pensar intuitivo.
6. Ética profissional e aprofundamento no estudo do laicismo.
7. Equipes, organizações e desenvolvimento cultural.

DOCENTE RESPONSÁVEL

Julio Lins – Médico de família pela UFPE. Autor, Mestre em promoção da saúde – UFPE. Começou sua prática de meditação em 2002. Pesquisa e publica sobre o tema desde 2004. Fundador do Programa Atentamente. Estudou em regime de mentoria por 10 anos com Gelongma Zamba Chözom, de quem recebeu autorização de ensinar na tradição da meditação. Formação de Instrutor de Mindfulness Integral pelo Instituto de Ciências Contemplativas. Pesquisador Sênior do Instituto Mind and Life de verão – 2015 e 2017.

 

DOCENTES COLABORADORES

Gustavo Godoy – Médico de família pela UFPE, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde – UNIFESP (2012). Doutorando em Educação (UFPE). Professor da graduação de Medicina do Núcleo de Ciências da Vida no centro acadêmico do Agreste (NCV- CAA) UFPE. Com Formação de Instrutor de Mindfulness pelo Instituto Atentamente e Mindfulness Integral pelo instituto de Ciências Contemplativas. Coordena o Núcleo de Meditação Mindfulness Atentamente de Caruaru.

 

 

Paula Lira – Psicóloga, escritora. Especialista em psicologia clínica existencial fenomenológica, Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-terapia- UNICAP, Mestre em antropologia da arte UFPE. Atuou como professora universitária e supervisora clínica na FIR e FAFIRE. Formação como instrutora de Mindfulness pelo Instituto Atentamente.

 

 

DATAS DOS MÓDULOS
Fundamental – 13 a 21 de julho de 2019
Intermediário – 18 a 26 de janeiro de 2020
Avançado – 18 a 26 de julho de 2020

LOCAL
Vilaverde Turmalina, localizada em Paudalho/PE
Obs.: alojamento e alimentação no local.

INVESTIMENTO
R$ 1.497,00 por módulo (R$ 249,50/mês)

Obs.1: O valor total do módulo deve ser quitado no início do módulo, podendo ser dividido no cartão.
Obs. 2: Incluída alimentação e estadia de 9 dias A estadia é simples, em alojamento ou camping.
Obs. 3: Incluído Material didático (apostila recebida durante o início de cada módulo) e curso completo em áudio de introdução à mindfulness, com as meditações e reflexões das 8 lições do programa Atentamente. O recebimento do material em áudio será no momento da inscrição por download para que o participante já possa começar a praticar.

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES NESTE LINK!

CONTATO
secretaria@institutoatentamente.com.br

Leave a comment