Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Curso ‘Homeopatia na Saúde Humana e no Meio Ambiente’ tem início dia 11 de maio no Recife

[AGENDA PE] Curso ‘Homeopatia na Saúde Humana e no Meio Ambiente’ tem início dia 11 de maio no Recife

O Espaço Gerar, no Recife, promove, a partir de maio de 2019, o Curso “Homeopatia na Saúde Humana e no Meio Ambiente”. Qualquer pessoa pode participar do curso, não há pré-requisitos!

O curso é de extensão universitária, com certificação pela Universidade Federal de Viçosa- UFV/MG e propõe um estudo aprofundado na Ciência da Homeopatia, no qual são reunidas diversas técnicas para que os participantes possam atuar no equilíbrio do meio: homem-ambiente.  “O objetivo é divulgar a homeopatia como tecnologia social, destinada à produção de alimentos sem resíduos prejudiciais, com respeito ao ambiente, aos consumidores e às famílias agrícolas produtoras”, declara Gisele Bazzo Piccirilli, coordenadora do Curso.

As aulas teóricas ocorrerão no Espaço Gerar e as vivências nos agroecossistemas dos agricultores participantes. Serão nove encontros, no segundo final de semana de cada mês (sábado e domingo, das 9h às 18h), a partir de maio de 2019. O curso tem a carga horária de 300 horas, distribuídas entre aulas teóricas, práticas e experimentos.

De acordo com a coordenadora do curso, os facilitadores são agricultores de Minas Gerais e terapeutas e técnicos holísticos de várias localidades que vêm desempenhando um importante papel na popularização da Homeopatia no Brasil.

Sobre a Homeopatia
“A Homeopatia surgiu em 1796 com o trabalho do médico alemão, Dr. Samuel Hahnemann, que, insatisfeito com sua profissão de médico e com a pobreza das formas de tratamento que não eliminavam as doenças pela alopatia, decidiu abandonar a medicina oficial. Samuel Hahneman descobriu em seus estudos que “o semelhante cura o semelhante”, o que veio a ser a primeira lei do tratamento que passou a desenvolver. As outras leis que regem a Homeopatia envolvem a experimentação de doses mínimas diluídas e dinamizadas de substâncias em organismos sadios, ou seja, o teste de um medicamento de cada vez em seres sadios. Exemplo de semelhança: o veneno da cobra na vacina pode recuperar a pessoa picada pela mesma cobra, assim como a aranha etc… . Hahnemann passou então a fazer experiências e descobriu as formas de fazer os preparados que chamou de Homeopatia.” (In Cartilha de Homeopatia- Depto de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa).

Para a Homeopatia a doença significa uma desordem do organismo, alterando sua forma de funcionamento, que pode ser ocasionada, por exemplo, por uma emoção, a falta de algum nutriente, um vírus… Os sintomas são indicativos do que pode ser utilizado, a fim de aumentar a energia vital e reforçar a capacidade regenerativa do Ser Vivo. Semelhante curando semelhante.

“Partindo do princípio de que somos organismo vivo, o homem em seu microcosmo e a terra no seu macrocosmo, e que somos constituídos dos mesmos elementos químicos, vivendo inter-relações com todos os seres vivos, é possível (e comprovado) utilizar a Homeopatia para equilibrar todo o organismo vivo. Isto significa que se pode tratar o solo, a água, a planta, o animal, o ar. Neste sentido, qualquer Ser vivo pode ser afetado por alguma desordem: pessoas, animais, plantas, solo”, explica Gisele Bazzo Piccirilli.

No Brasil, a Homeopatia chegou em 1840, mas com a revolução verde os laboratórios internacionais dominaram os mercados com produtos químicos. Porém, a cultura foi preservada em diversos focos de resistência, a UFV iniciou a divulgação da Homeopatia na década de 90 e desde então o realiza em todo o território brasileiro, popularizando a homeopatia, com sua utilização pelos agricultores como ferramenta para gerar sistemas mais saudáveis. Diversos estudos científicos publicados por universidades nacionais e internacionais mostram resultados positivos do uso da homeopatia.

 

Conteúdo Programático do Curso

O conteúdo do curso inclui as noções básicas da ciência homeopática, estudos dos policrestos, que são os medicamentos mais comuns no uso da homeopatia, hierarquização dos sintomas, modo de preparação dos medicamentos, a radiestesia e outras técnicas de diagnóstico para o uso da homeopatia no solo, água, planta e animais.

CRONOGRAMA

1º ENCONTRO : 11 E 12 DE MAIO DE 2019

MÓDULO I
Visão sistêmica dos organismos vivos.
Visão sistêmica de saúde.
Modelos de Medicina
Homeopatia: histórico e princípios

MÓDULO II
Corrente Homeopática
Princípio vital/auto regulação. Nomenclatura.
Homeopatia: direitos e ações. Leis de Equilíbrio.
Preparados Homeopáticos.

2º ENCONTRO: 08 E 09 DE JUNHO DE 2019

MÓDULO III
Elaboração dos Preparados Homeopáticos
Lei de Cura segundo Hering
Força Vital, Energia Ritmo

MÓDULO IV
Hierarquização dos Sintomas
Matéria Médica vol 1

3º ENCONTRO: 13 E 14 DE JULHO DE 2019

MÓDULO V
Matéria Médica vol 2
Diagnóstico-Entrevista

MÓDULO VI
Radiestesia.
Centros energéticos, chackras, mapas e ambientes equilibrados.

4º ENCONTRO: 10 E 11 DE AGOSTO DE 2019

MÓDULO VII
Matéria Médica vol 3

MÓDULO VIII
Reino Mineral
Homeopatia na Saúde do Solo
Desintoxicação e Vitalização

5º ENCONTRO : 14 E 15 DE SETEMBRO DE 2019

MÓDULO IX
Reino Vegetal
Homeopatia na Saúde das Plantas
Auto regulação Vegetal
Diagnóstico Vegetal

MÓDULO X
Ciclos da Água. Saúde das águas.
Vitalização e Diagnóstico
Biofertilizantes

6º ENCONTRO: 12 E 13 DE OUTUBRO  DE 2019

MÓDULO XI
Homeopatia e saúde nos animais
Diagnóstico animal

MÓDULO XII
Estudo do Organon
Introdução aos Miasmas

7º ENCONTRO : 09 E 10 DE NOVEMBRO  DE 2019

MÓDULO XIII
Alimentação e Desintoxicação
Homeopatia e a Saúde da Mulher: gestação , parto e pós-parto.

MÓDULO XIV
Medicina da placenta: capsulas, tintura, pomadas, oleolatos e homeopatia

8º ENCONTRO: 14 E 15 DE DEZEMBRO DE 2019

MÓDULO XV
Primeiros Socorros
Homeopatia para Crianças
O despertar da Criança interna para um mundo
de flores

MÓDULO XVI
Aprofundamento dos Miasmas

9º ENCONTRO : 11 E 12 DE JANEIRO DE 2020

MÓDULO XVII
Partilha das Experiências
Construção do Seminário

MÓDULO XVIII
Entrega dos Certificados
Celebração

CONHEÇA OS FACILITADORES:

 

Amauri Adolfo da Silva – 52 anos, nascido em Espera Feliz- MG, mora no sítio Portal de Luz com sua companheira Vera. É agricultor e escritor, com 3 livros publicados e um roteiro de filme. Atua como terapeuta Reikiano e  radiestesista. Facilita cursos de Homeopatia, Florais e  Plantas medicinais há 15 anos. Realiza a Terapia do Despertar da Criança Interna para um mundo de flores, na qual, com a permissão divina, visita os horizontes internos do Ser!

 

Cícero Silva Chagas (Ciçô) – cearense graduado em História (Universidade Regional do Cariri) e especialista em Permacultura (Universidade Federal do Cariri). É permacultor e bioconstrutor. Há 15 anos atua como homeopata popular pela Associação Brasileira de Homeopatia Popular, com sede em Cuiabá (MS) e filiados em mais de 12 estados da Federação. Ministra mini-cursos, formações e rodas de conversa sobre a importância do empoderamento da sociedade no uso e indicação da homeopatia.

 

Gisele Bazzo Piccirilli – Formada em Engenharia Florestal e Homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa- MG, mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE. É terapeuta Reikiana e Aromaterapeuta. Atua na Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Pernambuco fomentando a discussão e práticas Agroecológicas, além de difundir a popularização da homeopatia nos organismos vivos.

 

 

Nina Pinheiro – Terapeuta homeopata formada pela Universidade Federal de Viçosa-MG, formada em Placentologia e com formação em fase de finalização pela Associação Brasileira de Homeopatia Popular – ABHP. Atua com foco na Saúde da Mulher. Realiza pesquisas e oficinas sobre Ginecologia autônoma e tratamentos naturais. Manipula medicinas com a placenta e investiga os benefícios da placentofagia.

 

 

Priscila Santos – Médica veterinária, Mestre em Epidemiologia e controle de qualidade de produtos de origem animal. Atuou no grupo de ensino, extensão e pesquisa intitulado “Animais para Agroecologia”, da Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de potencializar a criação animal em pequenas propriedades da agricultura familiar em processo de transição agroecológica. Facilita cursos de homeopatia popular aplicada aos organismos vivos.

 

SERVIÇO
Curso “Homeopatia na Saúde Humana e no Meio Ambiente”
Início: 11 de maio de 2019 (Aulas no 2º final de semana do mês (sábado e domingo), das 9h às 18h.
Local: Espaço Gerar – Arteterapia e Bem-Estar: Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte, Recife-PE

Investimento:
9 x 250,00 para estudantes e agricultores
9 x 280,00 para outros profissionais

 

Mais informações:
(81) 9.9920-0999 (Gisele)
(81) 3268-1749 | (81) 9.9760-6383 (Gerar)

Leave a comment