Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Cerimônia Tradicional Yawanawa, dia 2/11, na Aldeia UniOM

[AGENDA PE] Cerimônia Tradicional Yawanawa, dia 2/11, na Aldeia UniOM

 

Peu, da etnia indígena Yawanawa (povo originário da floresta amazônica na Aldeia Nova Esperança – Acre), retorna pela segunda vez ao Nordeste para realizar Cerimônias Tradicionais e de Cura com as medicinas da floresta [Ayahuasca (Uni) e Rapé (Rume)]. No dia 2 de novembro Peu irá conduzir a Cerimônia Tradicional Yawanawa na Aldeia UniOM, localizada em Aldeia/PE. Ele vem acompanhado de Api, que o irá auxiliar durante os trabalhos.

A Cerimônia Tradicional Yawanawa é uma das mais belas cerimônias indígenas do Brasil. Os antigos contam que em uma das histórias da criação, o Criador deu um dom para cada povo e que para o povo Yawanawa o Criador deu o dom do canto. Seus cantos ancestrais tocam o mais profundo do nosso ser e junto com a dança do mariri, trazem harmonia e leveza para os participantes da roda.

A Cerimônia é um momento propício para que os participantes possam fazer seus pedidos ao Criador, por um bom caminho em suas vidas na força das medicinas da floresta.

“As medicinas da ayahuasca-uni e do rapé-rume expandem a nossa consciência para vermos as nossas vidas com um novo olhar, o olhar do divino que habita dentro de nós, abrindo os caminhos para nos conectarmos com o nosso coração e deixarmos para trás aquilo que não nos serve mais em nossa caminhada, em uma jornada profunda de autoconhecimento para podermos dar um novo passo em nossas vidas, com a mente clara e o coração leve e sereno. A defumação do sagrado sepa (resina nativa da amazônia) purifica nosso corpo, coração e mente, trazendo a paz e harmonia para o ambiente. Além disso, os instrumentos musicais aliados aos cantos tradicionais, fazem a alegria da cerimônia em um momento de celebração do espírito e da nossa existência neste planeta, em conexão com a terra e com os seres da natureza”, declara Ariella Marques, uma das responsáveis pela Aldeia UniOM.

Peu Yawanawa fez a dieta do juramento sagrado com os pajés Yawa e Tata, por mais de 5 anos, tornando-se um dos guardiões da espiritualidade do seu povo. Devido a sua dedicação espiritual e aos trabalhos realizados no terreiro sagrado, atualmente ele é reconhecido pelo Cacique Nixiwaka (Biraci Brasil) e Cacique Putanny, como guardião da Aldeia Sagrada (Aldeia onde viviam os antigos e hoje é reservada para a realização de vivências, dietas espirituais e também onde estão plantadas as medicinas sagradas). Grande feitor das medicinas do uni (ayahuasca) e do rume (rapé), traz com responsabilidade a força dos cantos tradicionais, cantos de cura, cantos da medicina e com instrumentos musicais.

Peu Yawanawa participou do Documentário Ayahuasca Expansão da Consciência, compartilhando conhecimentos sobre seus estudos e experiência com a Ayahuasca.

No site Hibridos podem ser encontradas mais informações sobre o Povo Yawanawa.

CERIMÔNIA TRADICIONAL YAWANAWA
Data: 2 de novembro de 2019
Horário: 20h do sábado às 6h do domingo
Local: Aldeia UniOM – Km 7, Aldeia-PE

Investimento:
> Até 30/10: R$ 180,00
> A partir de 31/10: R$ 200,00

Inscrições através do preenchimento da ficha de inscrição, disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIdm3oJO-sIRJdlx6utUQD1YvsQPcaVENW9T9voO8LoDIy6A/viewform

MAIS INFORMAÇÕES
WhatsApp: (81) 99929.1791 (Ariella Marques)
Instagram: @aldeiauniom

Leave a comment