Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Carnaval da Tamarineira conta com oficinas e o tradicional Baile do Bloco da Folia

[AGENDA PE] Carnaval da Tamarineira conta com oficinas e o tradicional Baile do Bloco da Folia

carnaval na tamarineira
Foto: Doida de Pedra/ Divulgação

No dia 24 de fevereiro de 2017, às 9 horas, será realizado o tradicional Baile do Bloco da Folia do Hospital Ulysses Pernambucano, na Tamarineira. O evento conta com a parceria da equipe do Coletivo Doida de Pedra, que aproveita a ocasião para realizar a edição de carnaval do projeto ‘INTEGRAÇÃO: Ações Performáticas e Saúde Mental’ que, desde 2013, leva apresentações artísticas ao hospital psiquiátrico.

Para animar a festa carnavalesca, a programação contará com a ação performáticas do Boi da Mata. O Boi da Mata é um Coletivo Artístico Ecopedagógico que nasceu no bairro da UR-7 (Várzea) no ano de 2010 e tem como principal atividade a brincadeira mensal no mesmo bairro.

A festa também vai contar com a participação da Orquestra do Galo, a partir do apoio da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, CREMEPE e SIMEPE.

Para a preparação da brincadeira, o Doida de Pedra vai realizar uma etapa de oficinas.

Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro o Coletivo Doida de Pedra vai realizar oficinas de criação dos estandartes de Carnaval, a partir das 9h.

“Como tudo no Doida de Pedra é voluntário e sem financiamentos, estamos recebendo doações de material para a confecção dos estandartes: tecidos, tintas, cola, lantejoulas, fitas e muito brilho”, destaca Rafaella Méllo, integrante do Doida de Pedra.

O Doida de Pedra foi idealizado pela artista/pesquisadora Ingrid Kaline de Souza, tendo em 2013 o início das atividades práticas no HUP. Em 2017 continua seu trabalho com o desejo de ampliar sua atuação com oficinas arteterapêuticas e ciclos de debates sobre o tema arte e loucura. O Coletivo Doida de Pedra atualmente é formado pelas doidas de pedra Anne Vasconcelos, Ariana Nuala, Emanuela Araújo, Karoline Souza e Rafaella Mélo. Conta também com a colaboração voluntária de vários estudantes, arteterapeutas, psicólogos, artistas e fotógrafos.

“O projeto ‘INTEGRAÇÃO: Ações Performáticas e Saúde Mental’ parte da experimentação da socialização com a temática da loucura com arte e arte com loucura.” É um projeto que não tem intenção de cura, por partir da ideia de que todos somos doentes em uma sociedade medicada e vivemos em um grande hospital a céu aberto, cada um (a) precisa do outro, e para atingir o outro basta apenas chegar”, conta Rafaella.

SERVIÇO
INTEGRAÇÃO: Ações Performáticas e Saúde Mental/ Edição de Carnaval – 2017
Local: Hospital Ulysses Pernambucano – Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2130 – Tamarineira, Recife – PE

Oficinas de confecção de estandartes
Dias 15, 16 e 17 de fevereiro, às 9 horas
Contato para doações e inscrições na oficina: (81 )9 9561.2857 ou pelo e-mail coletivodoidadepedra@gmail.com

Apresentação do Boi da Mata na Festa do Tradicional Bloco da Folia do Hospital Ulysses Pernambucano:
Dia 24 de fevereiro, às 9 horas

Entrada franca!

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1333551046701039/

Produção: Doida de Pedra
Apoio: Hospital Ulysses Pernambucano e Portal Flores no Ar

Leave a comment