Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA] ‘Oficina Foto Solar’ ensina, gratuitamente, técnica de revelação fotográfica artesanal!

[AGENDA] ‘Oficina Foto Solar’ ensina, gratuitamente, técnica de revelação fotográfica artesanal!

Está no ar a plataforma digital da ‘OFICINA FOTO SOLAR – Revelação Fotográfica Artesanal’, no endereço: https://fotosolar.hotglue.me/

A plataforma disponibiliza gratuitamente um vídeo-tutorial de revelação fotográfica artesanal (com tradução em libras), apostila para download e galeria de fotos de experimentos utilizando a técnica, que se utiliza da luz do sol e materiais de fácil acesso para revelar negativos fotográficos.

“Em um processo mágico, junto com o sol, fazemos a imagem aparecer. Simples assim, como quem faz um desenho. Com a técnica, cada imagem revelada tem um resultado único, podendo ser experimentada e adaptada, usando diferentes tipos de materiais e tamanhos”, explica a artista Kelly Saura, facilitadora da oficina.

A OFICINA FOTO SOLAR é dividia em dois níveis: Básico e Intermediário. O Básico contempla o ensino de preparo da fórmula e a técnica de revelação em superfícies planas. Já o Intermediário contempla a revelação das fotografias em superfícies não-planas e minerais, que podem ser esmaltadas posteriormente no forno (cerâmica e vidro). O nível Intermediário é indicado para ceramistas e demais escultores que tenham acesso ao forno de alta-temperatura.

“Com a produção de imagens digitais, fomos perdendo o hábito de impressão das fotografias. Os materiais fotográficos analógicos foram sendo substituídos e quase não achamos mais disponíveis no mercado. Fizemos então uma pesquisa de encontrar os elementos reagentes da fórmula em materiais de fácil acesso (como papelarias e lojas de produtos serigráficos, e em plantas); escolhemos uma técnica de transferência de negativo por contato do séc. XVIII (goma bicromatada) e adaptamos a fórmula para que as imagens possam ser transpostas para superfícies planas (como papel, cerâmica e vidro) e volumétricas (esculturas)”, informa Kelly Saura, que, junto à artista Natalia Gerschcovich, desde 2016, realiza experimentos artísticos e oficinas em diversas cidades no Brasil e em outros países (Argentina, USA, Itália) divulgando a técnica. Para conhecer a pesquisa, acesse a página facebook.com/fotosobrevidro

A OFICINA FOTO SOLAR foi contemplada no Edital LAB PE Formação e Pesquisa, com recursos oriundos da Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc 2020/21.

KIT DE REVELAÇÃO – Os primeiros inscritos, residentes em Pernambuco, receberão gratuitamente, em casa, o KIT DE REVELAÇÃO FOTO SOLAR. Para receber o kit, é só preencher o formulário de inscrição disponível na plataforma.

“Pedimos para que os resultados dos experimentos nos sejam enviados, através do e-mail oficinafotosolar@gmail.com , para fazer parte da nossa galeria no Instagram ( @fotosolar.oficina ), convida Kelly Saura.

Para acessar o conteúdo completo da OFICINA SOTO SOLAR, acesse a plataforma: fotosolar.hotglue.me

MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: oficinafotosolar@gmail.com
Instagram: @fotosolar.oficina

Leave a comment