Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA GO] Povo indígena Fulni-ô leva sua cultura a Goiânia de 6 a 9 de abril

[AGENDA GO] Povo indígena Fulni-ô leva sua cultura a Goiânia de 6 a 9 de abril

fulini-o goiania

Um grupo de seis guerreiros Fulni-ô chega a Goiás esta semana para realizar atividades em escolas de ensino regular e espaços culturais. Na bagagem cultural, levarão os belos artesanatos, Ritual de Limpeza e a força do tradicional Samba de Coco.

A etnia Fulni-ô, do município de Águas Belas, em Pernambuco, é conhecida por ser a única do nordeste brasileiro que mantém viva a língua mãe, o Ia-Tê. Este povo possui diversas crenças que incluem a realização de rituais, como o Ouricuri, que exige a mudança e o isolamento de todo o grupo para uma segunda aldeia por três meses.

Com uma seca de mais de sete anos que devastou a agricultura de subsistência, este povo passou a ter no artesanato e nas apresentações culturais os principais caminhos para a manutenção econômica. Abril é considerado um mês de “caça” para este povo que, sem água, tem na estrada o caminho para gerar renda às suas famílias que permanecem no polígono das secas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

06 de Abril – Canto Pro Meu Povo. com o grupo Fulni-ô (PE), a mexicana Patrícia Ordaz (MX), Rodrigo Kaverna Kaverna Man Avá-Canoeiro, do Passarinhos do Cerrado (GO) e lançamento do livro Otto – Atos do escritor Anderson Pereira.
Local: Espaço Sonhus, Goiânia/GO, às 19h.

08 e 09 de Abril – Ritual de Limpeza Energética com índios Fulni-ô em Goiânia

Leave a comment