Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • A sabedoria do Eremita guia o ano de 2016!

A sabedoria do Eremita guia o ano de 2016!

Por Sabrina Carvalho*
sabbraccadabra@gmail.com

Entre uma montanha e outra, a minha escuridão
Entre uma escuridão e outra, a minha luz
Entre uma iluminação e outra, sigo aprendendo
Entre um aprendizado e outro, me renovo e me fortaleço.

 

o eremita 20162+0+1+6= 9

O arcano IX, O Eremita, nos trás imediatamente a sensação de solidão. Muitos, digamos que a maioria esmagadora das pessoas, temem a solidão. Associada à solidão do Eremita, a sabedoria é o grande trunfo desse arcano.

A ausência de pessoas é a oportunidade de nos concentrarmos em algo essencial para nossas vidas: nós mesmos. A solidão que sugere o Eremita é o domínio do nosso olhar sobre nós através dos nossos próprios olhos. Isso parece redundante, mas não é. A nossa identidade é impregnada de olhares do outro, como opiniões, convenções sociais, regras de etiquetas, inseguranças, projeções, expectativas… O nosso olhar sobre nós acaba, de maneira indireta e inconsciente, influenciado pelo olhar do outro.

O Eremita está sozinho entre as montanhas, carrega consigo uma lamparina e um cajado. A Lamparina representa a luz gerada por sua própria escuridão. O cajado representa a sabedoria cósmica e pessoal, que o sustenta e o conduz em sua jornada. Essa sabedoria é atingida através do autoconhecimento. E este é uma busca que não deve cessar, nem para mim, nem para você, nem para o Eremita.

O nove, número regente do ano de 2016, é representado pelo Eremita, nos arcanos maiores. A sabedoria necessária para a conclusão do primeiro ciclo decimal do Tarot – com A Roda da Fortuna – também é representada nos respectivos 9 dos arcanos menores. Em cada naipe (como é vulgarmente conhecido o conjunto de elementos fundamentais dos arcanos menores), o nono arcano representa o último passo antes da conclusão do ciclo/aprendizado que seu elemento propõe.

Não me proponho a fazer previsões em minhas leituras de Tarot, mas, principalmente, levar para o leitor o aprendizado que cada arcano propõe para nossa jornada de autoconhecimento e cura. Quando eu penso que o Eremita será nosso regente para o próximo ciclo anual, me abranda o coração pensar que, de alguma forma, estaremos mais propensos a olhar para dentro de nós e buscar um recolhimento que melhorará nossa relação conosco e com o mundo.

*Sabrina Carvalho, autora da coluna SabbraCCadabra, é editora de livros e taróloga. Ministra aulas de iniciação ao Tarô e realiza leituras com os Tarôs Raider-Waite, Thoth Tarot Deck (de Aleister Crowley e Lady Frieda Harris) e Cartas do Caminho Sagrado.

Leave a comment